Sobre Antonio Coelho
Antonio de Souza Leão Coelho conquistou, em 2022, o seu segundo mandato para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Eleito pelo União Brasil, com a confiança de 91.618 pernambucanos, consagrou-se não só como majoritário em Petrolina, sua terra natal, mas como o quarto deputado estadual mais votado de Pernambuco.
Em relação a 2018, o parlamentar mais que dobrou o número de votos alcançados quando foi eleito pela primeira vez, à época, pelo Democratas. Saltou de 44.277 votos naquela eleição para os atuais 91.698 votos, esses, que representam o apreço dos pernambucanos de todas as regiões do estado, do litoral ao sertão. Contudo, foi do cidadão sertanejo, particularmente de Petrolina, seu principal reduto eleitoral, de onde veio a maior demonstração de reconhecimento, com a conquista de 42.636 votos.
Nesta atual legislatura, o deputado é membro titular da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação (CFOT) assim como de Desenvolvimento Econômico e Turismo (CDET) e de Agricultura, Pecuária e Política Rural. Na Comissão de Administração Pública (CAP) vai atuar como suplente. Na atividade do deputado também consta a participação em duas Frentes Parlamentares aprovadas na Casa: a de Prevenção e Acompanhamento dos Efeitos das Chuvas e Enchentes em PE e a Municipalista pelo Fortalecimento dos Municípios e Desenvolvimento do Estado.
Desenvolvimento econômico, geração de emprego e segurança hídrica seguem como as principais áreas de atuação do mandato. Na tribuna da Casa Joaquim Nabuco, Antonio Coelho permanece sendo uma voz em defesa da necessidade de buscar novos caminhos para oferecer um melhor ambiente de negócios no Estado, com desenvolvimento e proteção social à população pernambucana. O deputado também acompanha atentamente as necessidades do sertão e do povo sertanejo.
Nascido em 20 de maio de 1995, Antonio Coelho formou-se em Economia e Ciência Política pela New York University antes de abraçar a carreira política, cuja principal referência e inspiração vem do pai, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, que acumula 40 anos de vida pública ocupando os principais cargos no Estado e no Brasil.
Entre os destaques do primeiro mandato, exercido entre 2019-2023, Antonio Coelho foi eleito para liderar a bancada de Oposição da Alepe, função que exerceu no biênio 2021/2022. Atuou, ainda, como membro titular das Comissões de Constituição, Legislação e Justiça; de Finanças, Orçamento e Tributação; e de Administração Pública. Oportunidades nas quais protagonizou importantes debates em defesa dos interesses do estado e dos pernambucanos.